24 janeiro 2014

Mensagem aos jovens - IBBV - 11/01

Mensagem aos jovens - Igreja Bíblica do Boa Vista - Araçatuba - 11/01

1 Pedro 5
    5 ¶ Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. 6  Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, 7  lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
    8 ¶ Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; 9  resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.
    10 ¶ Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. 11  A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém!


Queridos irmãos, somos jovens! Todo jovem tem em si força, ânimo e boa vontade... São cheios de ideias e respiram tudo o que é novo ou desconhecido. Ser jovem é estar cheio de graça e vigor. O mundo nos oferece inúmeros estímulos para esvairmos toda esta nossa juventude em caminhos que no fim são caminhos de morte. Porém, entre nós, meus irmãos, acredito que não tem sido assim, fomos chamados por Cristo; eleitos pela graça de Deus, e hoje escolhemos estar na casa do Senhor para adorá-lo em verdade e em espírito. Somos partes importantes da Igreja de Cristo e devemos ocupar nossas posições com toda a graça e vigor que temos como jovens pois somos peças chaves nas mãos do Senhor. Porém sem examinar as Sagradas Escrituras de nada valerá a nossa graça, vigor e o que estou dizendo. Desde sempre, o Senhor nosso Deus tem usado jovens para a sua boa, agradável e perfeita vontade; estes foram fiéis a Deus e ele os usou como vasos de bênçãos.

Irmãos, quero que vocês saiba'm que a Bíblia tem ordens muito claras à nossa juventude, àqueles que são chamados segundo os propósitos de Deus e se confessamos a Jesus Cristo como nosso Senhor devemos obedecer à sua Palavra. Com isto em mente, vamos abrir nossas bíblias em 1Pedro 5:5-11. Aqui veremos alguns deveres e conselhos que o apóstolo Pedro soprado pelo Espírito Santo deu aos jovens após também ter feito o mesmo com os presbíteros (anciãos/velhos).
{Oração}

A primeira coisa que podemos notar sobre o que o apóstolo Pedro recomendou aos jovens é a submissão aos mais velhos. Aqui, porém, não se trata apenas de qualquer pessoa mais velha, mas a palavra grega empregada para designar “os que são mais velhos” é “presbuteros (presbuterov)” que significava entre os Cristãos aqueles que presidiam as igrejas. Eram literalmente anciãos, pessoas respeitadas e de avançado conhecimento que em outras passagens são também chamados – em português – de bispos. Estes bispos são o que hoje chamamos de pastores e também, de certo modo, líderes. Portanto, a primeira recomendação aos jovens é que sejam submissos aos seus pastores/líderes do corpo de Cristo, pois esta é a vontade do Senhor e estes mais velhos velam por nossas almas e prestarão contas ao Senhor por esta liderança. Abra sua bíblia em Hebreus 13:17. Veja também que se os jovens são submissos, os pastores farão o trabalho alegria, se não houver submissão os pastores farão o trabalho com tristeza e isso não ajudará em nada os jovens. Logo, além de ser a vontade do Senhor, a submissão é o melhor caminho aos jovens. Outro ponto que pode-se perceber aqui é a recomendação da comunhão entre jovens e jovens, ou seja, a cooperação mútua. Esta cooperação deve ser feita com humildade, isto significa, devemos possuir um senso profundo de insignificância ao ponto de não fazermos nada por partidarismo ou vanglória, mas fazermos considerando os outros como superiores a nós mesmos Filipenses 2:3. É isto que significa cingir-se de humildade. Devemos lembrar também que Deus é contra os soberbos e o próprio Deus é o que julgará e condenará os soberbos. Sendo assim é certo que alcançaremos a graça, o deleite de Deus. Cristo quando veio a terra ele não usou de usurpação ser igual a Deus, mas veio como servo e obedeceu até a morte e morte de Cruz. Seja este o exemplo que governe em todas as nossas relações, tanto para com os nossos líderes como também para os nossos semelhantes.

{Recapitulação}

As recomendações não param por aí, o apóstolo Pedro exorta a nós jovens para que nos humilhemos sob a poderosa mão de Deus e ele é quem, em tempo oportuno, nos exaltará. Já disse que Deus é contra os soberbos e também já falei que os jovens devem tratar uns aos outros com humildade, todavia, este versículo fala sobre conduta, sobre modo de vida e estado do espírito. Vamos ler 1Samuel 1:10 para que fique claro o que exatamente significa humilhar-se sob a poderosa mão de Deus. Ana, que veio a ser a mãe de Samuel fez um voto a Deus, mas antes disso ela havia se derramado, se prostrado, perante a presença do SENHOR como uma incapaz de resolver qualquer situação e entregou a Deus – em oração – toda a sua amargura. Ana estava aflita e confiou no SENHOR, não em homens e nem em medicina, mas confiou no SENHOR {possível leitura do vs.11}. Ana fez o que todos nós deveríamos fazer, não só em momentos de aflição mas também nos momentos de bonança. Abra suas bíblias em Mateus 6:25-34. Veja que exortação maravilhosa a qual o apóstolo Pedro nos faz. Ele atendeu ao que Jesus o ensinou e agora faz o mesmo conosco. Nesta passagem Jesus Cristo nos esclarece e nos exorta sobre o real significado de humilhar-se perante Deus. Veja que não podemos acrescentar nada ao curso de nossas vidas, veja que valemos mais para Deus do que qualquer outra coisa neste mundo e entenda que buscando em primeiro lugar o reino e a justiça de Deus todas as outras coisas (nossas necessidades) serão supridas pelo nosso Senhor, Amém! Viva o hoje, mas antes entregue-o ao nosso Deus pois seus propósitos são perfeitos e jamais falharão. Quando Pedro ouviu estas palavras de Jesus Cristo ele era jovem. Vejam como ele ouviu e aprendeu. Hoje Cristo está falando a mesma coisa para vocês que também são jovens, Ele está dizendo: Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte.

Se o tempo me permite, falarei sobre um assunto muito sério agora. O autor desta passagem nos exorta à sobriedade e à vigilância {leitura vs. 8}. Antes de eu falar qualquer coisas sobre o significado de sobriedade e vigilância, abram suas bíblias em Mateus 24:48-50 pois Cristo nos contou uma parábola exatamente sobre isto. Estamos na mira do diabo e ele quer literalmente nos extinguir, nos tragar como o Mar Vermelho tragou aqueles soldados de faraó. {leirura} Perceba que quando aquele servo parou de esperar o seu senhor, deu lugar à maldade, agiu como qualquer um estulto, como um tolo e o seu senhor virá em dia em que ele não espera e em hora que ele não sabe. Assim é nossas vidas, quando paramos de esperar o nosso Senhor que prometeu e cumprirá a sua promessa de vir para nos buscar, agiremos como este servo tolo e daremos lugar ao mal e seremos pegos de surpresa. Por isso este dia será dia de grande espanto, pois muitos deixaram de ser sóbrios e vigilantes. Quando isto acontece somos presas fáceis ao diabo e ele nos devorará. Por isto muitos de nós estão fracos, outros doentes e não poucos os que dormem, pois deram lugar ao diabo.

Sobriedade é conhecimento da palavra de Deus e vigilância é oração, estes dois itens são os únicos itens necessários para uma vida de santidade. Aquele que é sóbrio e vigilante resisti ao diabo firme na fé e sabe que sofrimentos iguais aos dele também se cumprem em todo o mundo com os verdadeiros cristãos. Este espera ansiosamente o dia da vinda do Senhor Jesus Cristo para tirá-lo da presença do pecado, e da presença deste mundo. Sobriedade e Vigilância; Bíblia e Oração, são as únicas armas que temos para resistir ao nosso adversário. Pois quando com nossas vidas santificadas e em comunhão com o nosso Deus é Ele quem luta por nós e Ele já venceu e nele é que somos mais que vencedores!

Não se enganem meus irmãos, sobriedade e vigilância é o nosso dever. Esta é uma ordem dada pelo apóstolo Pedro soprado pelo Espírito Santo e se queremos servir ao nosso bom Pastor e Senhor que é Jesus Cristo devemos acatá-la e obedece-la. Lembremo-nos também que isto não acontece apenas conosco mas com toda a nossa irmandade espalhada pelo mundo. É necessário a nós, portanto, a submissão aos nossos líderes, a humildade na cooperação mútua, devemos nos humilhar diante Deus e o que é mais importante devemos estar sóbrios e vigilantes esperando a volta do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Que a paz de Deus esteja com vocês! 

Um comentário:

Vilma Luiza Ferreira Silveira disse...

deixo aqui meu elogio para meu filho, pois a alegria de estar envolvido na Palavra de Deus e em Sua Obra é imensamente gratificante para quem quer viver uma vida plena com Deus....
filho continue....continuando....Deus suprirá....e te abençoará sempre....