23 janeiro 2014

Primeira Pregação - Igreja Bíblica de S.J. Rio Preto 22/07

“A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança” – Lucas 8:15

Amados irmãos do versículo 11 ao 15 Cristo explica o significado da parábola do semeador; mas o meu foco esta noite é o versículo 15. Neste versículo a semente é a palavra de Deus e a boa terra são aqueles que a ouvem de bom e reto coração. Ouvir com bom e reto coração conforme nos diz o versículo é ouvir a palavra de Deus com um coração honesto, sinceridade e humilde perante Deus o SENHOR.
Portanto é de extrema importância examinarmos a nós mesmos de forma honesta para que saibamos o quão sinceros fomos ao receber o evangelho, as boas novas. Eu não quero pôr em dúvida, e que fique longe de mim isto, o modo como você recebeu o evangelho naquele dia que provavelmente você se recorda com tanto carinho. O que eu quero dizer é: o quão honesto e sincero você foi perante Deus naquele dia? Acredito que a resposta de todos aqui seja: “neste quesito eu não falhei, eu fui sincero, fui honesto e entreguei ao Senhor a minha vida”! Amém e glória a Deus se todas as respostas aqui forem assim! Contudo, farei outra pergunta: O quão honesto e sincero hoje é você ao ouvir a palavra do SENHOR? Hoje você pode ouvir com a mesma sede, com o mesmo entusiasmo, ânsia, fome... Mas e a honestidade? E a sinceridade? Sempre devemos ouvir a palavra de Deus com coração bom e honesto (reto) esta é a vontade do nosso SENHOR Deus. Sejamos honestos agora; estou ouvindo esta mensagem com honestidade e sinceridade? O que está se passando em meus pensamentos agora? Estou com preconceitos? Pós-conceitos? Múltiplos conceitos?

“Conheci um sábio professor que uma vez fez a seguinte pergunta a um jovem durante uma aula e após uma discussão:
– Imagine que um dia você (cristão) esteja bêbado e largado em uma calçada; então vem até você alguém de aparência muito incomoda (ruim) ainda mais bêbado e fedendo a muito álcool, e lhe diz: “Minha nossa! Você está muito bêbado e acabado jovem!”. O que você diria a ele nesta situação?
E o jovem respondeu
– Muito bêbado e acabado? Eu? Olhe a tua situação miserável homem! Você está muito pior do que eu.
Então o professor lhe disse:
– Então você apenas olhou a aparência e a situação daquele homem e não absorveu nada do que ele disse. Quem sabe não fosse Deus te expondo nos teus olhos o teu pecado, mesmo através daquele bêbado. Você ao invés de arrepender-se daquela situação terrível, se achou justo e limpo ao ver alguém em pior estado”.

Quantas vezes fomos repreendidos por pessoas que fazem as mesmas coisas de forma pior do que nós? Alguém já te disse para não fumar enquanto ela mesma fumava? Teu chefe já te chamou a atenção porque você estava parado? O governo brasileiro já puniu algum civil por sonegar impostos? Os homens tendem a ser assim, mas nós quando vemos e apontamos os pecados dos outros nos achamos mais justos e mais limpos e esquecemos de nossa situação deplorável. Um coração honesto e sincero, mesmo nas piores das situações e sem olhar de quem veio a repreensão reconhecerá sua condição depravável e dirá: “De fato, eu estou muito bêbado”. Então ele se arrependerá e confessará o seu pecado. Assim ele será perdoado e purificado de toda a injustiça. Amados, temos ouvido a mensagem de Deus com coração honesto e sincero ao ponto de escutarmos dos pregadores a mensagem como se fosse a última e a mais importante? Peneirar e reter o que é bom é importante, mas isso tem que ser feito com honestidade e sinceridade consigo mesmo, examinai a si mesmo. Sejamos honestos mais uma vez: “Eu ouvi as mensagens de janeiro (Quarta e Domingo) com honestidade e sinceridade? O que se passava em meus pensamentos naqueles momentos? Tive preconceitos em relação ao pregador? Examinei a mim mesmo antes e durante da pregação? Estou sendo específico agora, mas poderia ser genérico e fazer a mesma pergunta sobre o último ano. Gastei um tempo falando sobre um coração honesto e sincero ao ouvir a palavra de Deus porque quem faz assim é a pessoa que é a boa terra a qual produzirá a cem, a sessenta e a trinta por um (Mt 13:23). Todavia, na natureza, e Deus criou a natureza, algo trivial acontece quando uma boa semente é lançada sobre a boa terra. A boa terra retém a semente.

Reter a semente significa guardar a mensagem no coração e obedece-la, vamos abrir nossas bíblias em Sl 119:11. Ao guardar a palavra de Deus no coração, seremos testemunhas fiéis do Senhor Jesus Cristo aqui em nossa breve passagem por este mundo e seremos transformados mais e mais conforme a imagem do nosso Senhor Jesus Cristo (2Co 3:18). E esta é a vontade de Deus, que guardemos a sua palavra e andemos como Cristo andou (leitura 1Jo 2:3-6). Quando ouvimos a palavra de Deus com coração honesto a retemos (a guardamos) e assim temos comunhão com Deus e então será verdade ao dizermos: Eu conheço a Deus! Este, o que guarda a palavra, é o que verdadeiramente está em comunhão com o Pai. João escreveu isto no contexto do gnosticismo (filosofia de vida que começou a contaminar a igreja); o apóstolo é duro e extremista ao dizer com estas palavras porque esta é a distinção dos que verdadeiramente conhecem a Deus e o amam, e dos que são mentiroso. Eu posso estar “chovendo no molhado” ao dizer isto a vocês, mas esta passagem é válida até os dias de hoje. Vivemos em um mundo onde o gnosticismo, e outras seitas e filosofias, evoluíram. Em todo lugar e em todo tempo ouvimos e vemos os incrédulos com as suas ideias e moral depravadas e abomináveis aos olhos de Deus. Para sermos luz, neste lugar onde somos forasteiros, e testemunhas de Cristo, temos que guardar, isto é, reter a palavra de Deus. Me perdoem se mais uma vez “chovo no molhado”, mas cuidado com a televisão, com a internet, com as redes sociais – tanto as virtuais como as reais – e principalmente cuidado com a vida com que você está tendo neste presente momento; para a liberdade foi que Cristo nos libertou (Gl 5:1) e cabe a nós que estamos libertos da escravidão do pecado, permanecermos santos. Esta é uma ordem de Deus “Sede santos porque eu sou Santo” (1Pe 1:16). E só assim, com a santificação, é que poderemos ser verdadeiras luzes e produzir os bons frutos para Cristo o nosso Senhor. Se já estamos salvos da condenação do pecado, até que Cristo venha e nos tire da presença do pecado, temos agora a responsabilidade de nos mantermos separados para qual seja a boa e agradável vontade de Deus. Lembro-vos que santificação é mais do que uma “obrigação” é um privilégio para nós pois os caminhos do SENHOR são perfeitos. Amém! Ao retermos a palavra do SENHOR do mesmo modo como o solo retêm as sementes, não haverá outra consequência a não ser a frutificação. O semeador sempre sabe que ao lançar suas boas sementes, aquelas que caem em boa terra frutificam. Isto é uma certeza, isto é um absoluto. {=releitura Lc 8:15} Portanto quando nós ouvimos a palavra de Deus com coração honesto e sincero, e a retemos como a boa terra retêm a boa semente; frutificaremos com perseverança.

Deus sabe, ele é onisciente, mas para nós em certas circunstâncias, e nas mais importantes, é tão difícil crer que que guardar a palavra e testemunhar de Cristo produzirá frutos. Muitas vezes somos fracos nisso, e mesmo que tenhamos feito tudo de acordo com o que o versículo diz falhamos justamente nesta última palavra; perseverança. E quando dizemos que cremos, muitas vezes é só de “boca pra fora” e então nos assemelhamos aos discípulos no barco quando houve uma tempestade, conforme Mateus 8:26, e somos chamados de “homens de pequena fé”. É por falta de perseverança que nos esquecemos de que quem está no barco conosco é Cristo Jesus o nosso Senhor. Deixamos o medo e o terror das circunstâncias enxerem os nosso pensamentos ao invés de esperarmos no Bom Pastor e Bispo de nossas almas que é Cristo Jesus. Precisamos compreender o que é perseverança. Se disséssemos uns aos outros o que significa perseverança cada um de nós diria diferentes ilustrações e todas apontariam a uma mesma direção que é esta: a permanência num estado ou numa atividade, mesmo em caso de oposição ou fracasso; a palavra grega usada é “upomonh/hupomone” e ta­mbém pode ser transcrita como “paciência”; as versões americanas fazem desta forma. Mas em todo o caso o significado é exatamente o mesmo: permanência num estado ou numa atividade, mesmo em caso de oposição ou fracasso. Estou finalizando, mas antes leiamos Romanos 8:25. Onde temos “paciência” temos “hupomone” é a mesma palavra usada em Lucas 8:15. Percebam que no vs.24 o assunto é esperança e que ao se ter esperança é com paciência que aguardamos. Vejam que benção maravilhosa irmãos! Vejam o quanto perdemos ao não retermos a palavra de Deus. Cuidado, muito cuidado, ao não se ouvir a palavra de Deus com coração honesto você não frutificará, não terá perseverança e, por fim, não terá esperança.

Se estamos cansados, desolados, desanimados, frios... Ouça a palavra de Deus como se fosse a última e a mais importante, faça de cada mensagem de Quarta e Domingo, assim como da Bíblia, sua fiel fonte de refúgio, entregue-se a Deus não só de corpo, mas também de bons ouvidos; Deus quer falar com você. Leia e medite sobre o que está escrito em Romanos 15:4.

Que as Escrituras sejam, pela graça de Deus, a nossa fonte de perseverança e consolo a fim de que mantenhamos a nossa esperança! Louvado seja o SENHOR nosso Deus que por sua Graça nos dá a Bendita-Esperança; Amém!

Nenhum comentário: