14 novembro 2014

Quando Tudo Começou - Uma abordagem sobre o Primeiro Milagre de Cristo

     Tudo começou em Caná da Galiléia, quando um homem desconhecido chamado Jesus, tido por Cristo (O Messias que havia de vir, o Ungido de Deus) por seus cinco seguidores e por um profeta que pregava no deserto da Judeia o batismo de arrependimento para remissão de pecados. Ali, em Caná da Galiléia e em uma festa de casamento – a festa mais importante para os judeus excetuando a Páscoa, a Festa dos Tabernáculos e o Pentecostes – foi onde tudo começou. Jesus e seus cinco seguidores havia sido convidado para esta festa, a mãe de Jesus estava presente e era responsável pelo o vinho e sua manutenção na festa. Quando o vinho acabou, Maria foi até Jesus e lhe contou o que havia acontecido (isto porque era em Jesus que Maria confiava nos momentos difíceis). Jesus, então, a advertiu: “Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora”. Maria ainda não havia entendido sobre o propósito e a missão de Jesus. Maria não entendia que o tempo de Jesus é o tempo de Deus, que é diferente do nosso tempo. Ali, Jesus estava sob a vontade do Pai, em submissão, aguardando pacientemente o tempo certo para manifestar a sua glória. Chegado o tempo Jesus ordenou que se fossem cheias as seis talhas de água ali presentes, e elas foram cheias até a boca. Em seguida Jesus determinou que fosse levada esta água ao mestre-sala para ele provar, então, a água se transformou em vinho. Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele. O que aconteceu em Caná da Galiléia foi mais que um milagre, além de Jesus ter evitado a vergonha para os noivos – por ter faltado vinho na festa – Jesus deu início, com este milagre, ao seu curto ministério de três anos. Ali, seus discípulos; mais do que apenas conhecê-lo, agora criam nele. Sua glória foi manifesta, e seus discípulos puderam vivenciar e testemunhar de que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus.

     Tudo começou ali, João é o único dos evangelhos que relata este fato. Este é o propósito de João, foi ali que ele creu em Jesus com o Cristo, como o Filho de Deus e foi ali que ele teve vida no nome de Cristo, pois creu. O propósito de João é mostrar a todos a que Jesus Cristo é Deus e que, feito isto, quem crer tenha a vida eterna. João está compartilhando isto a todas as pessoas, a quem quer que seja.

     Então o que faltaria a João escrever? Uma das passagens mais sublimes e admiráveis da bíblia; escrita com o esmero e o capricho que somente alguém movido pelo Espírito Santo poderia escrever. O trecho mais importante para a vida cristã. O texto que todo o que crê em Jesus deve carregar em seu coração. A essência e a síntese do evangelho de Deus, tudo isso em um capítulo e trinta e seis versículos. Nenhum outro homem poderia escrever o que João escreveu e da forma que escreveu. Não há ninguém capaz de dar continuidade ao que está escrito nesta passagem e só há um livro no mundo capaz de dar continuidade a ela que é a Bíblia.

     O primeiro ensinamento escrito por João e dito por Jesus Cristo é que se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus. Esta é a verdade, é necessário nascer da água e do Espírito, se isso não acontecer e se ninguém passar pelo novo nascimento não pode entrar no reino de Deus; o que é nascido da carne é carne; o que é nascido do Espírito é espírito. Esta é a essência do evangelho, do mesmo modo que se pode participar de um nascimento físico, exceto pelo fato de estar ali presente, também não se pode haver participação no nascimento espiritual. O Espírito Santo é o que regenera – faz nova criatura – é ele quem faz a obra, por isso ninguém é salvo por obras, porque ninguém pode nascer por vontade própria. O novo nascimento só acontece quando há fé no que está escrito e é dado pela graça de Deus que concede o novo nascer a quem ele quiser por sua soberana vontade. É tudo dele, por ele e para ele. Não há participação humana, não há como haver.

       O novo nascimento é necessário e só é possível ao que crê que Jesus Cristo é o Senhor e que ele foi ressuscitado dentre os mortos. O que João nos escreve é fiel ao que Cristo disse e o que Jesus disse é que: “do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna”. Eis o propósito de João, eis o propósito de Deus para nossas vidas. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Quando entendemos esta mensagem, convém que Cristo cresça e que nós diminuamos; quem vem das alturas certamente está acima de todos; quem vem da terra é terreno e fala da terra; quem veio do céu está acima de todos. Esta é a mensagem. Contudo, ninguém aceita o seu testemunho, quem, todavia, lhe aceita o testemunho, certifica que Deus é verdadeiro. Pois o enviado de Deus (Jesus Cristo) fala as palavras dele. O Pai ama o Filho, e todas as coisas tem confiado às suas mãos. Jesus Cristo é o Filho de Deus; por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. Isto foi registrado para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

Nenhum comentário: