08 novembro 2014

Crentes Gospelizados


     Recentemente recebi uma notícia que me fez pensar: "R$ 1,5 bilhões é o que o mercado de música gospel movimenta por ano". Há quem considere estes números uma vitória, afinal a música é uma ferramenta para o "mover do Espírito Santo" e a "unção" que recaí sobre milhões de fiéis todos os anos e em quase todos os shows. Há quem defenda que o nome de Deus nunca foi tão glorificado. E também há quem diga que o evangelho nunca foi tão pregado. Não vou discutir o mérito ou os números. Quero questionar: o cristianismo conseguiu isto a custo de quê?
     Um dia desses, o artista Thalles Roberto afirmou em uma entrevista para a Folha de S. Paulo: “Vim da doideira, das drogas e sei que preciso de overdose na minha vida. Hoje minha overdose é o Espírito Santo”. Mas o quê? Overdose? De acordo com o Dic. Aurélio “overdose” significa: dose excessiva, de tóxico; e em sentido figurado significa apenas “quantidade excessiva”. Ora, pois, é claro que fica a critério, do leitor, interpretar o que foi dito, porém, tenho por certeza que: a materialização da gospelização do evangelho é o Sr. Thalles Roberto. Passou de abstrato para concreto. E quando digo “gospelização do evangelho” quero dizer “perversão do evangelho”. Estou falando do heteros euaggelio. Sim, a indústria gospel está engodando o que recebemos a custo de inúmeros mártires e estamos aceitando isto como algo bom.

     “Contente-se e conforme-se” é tudo o que eu ouço quando tento questionar esta crescente gospelização que em outras palavras pode ser escrito: a crescente MUNDANIZAÇÃO. Hoje, um cristão tem ao seu alcance exatamente as mesmas coisas que ele tinha em sua vida secular, porém com uma diferença, tudo agora é gospel. Quer um exemplo? Funk gospel, sertanejo universitário gospel, cerveja gospel, briga gospel, palavrão gospel... A fórmula é a seguinte, pegue algo secular, acrescente a palavra gospel e pronto – está santificado. A conversão não é mais 180 graus, passou a ser ou 90 ou 360 graus. Não há mudança, é simplesmente uma histeria, ou como queiram: uma overdose de sentimentos. Ser cristão virou algo simples, não é mais uma questão de vida ou morte, é uma questão de estar de bem ou de mal com a sociedade – que já está gospelizada.

     Paulo escreve aos Efésios “Não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as”. Não vou afirmar, não neste artigo, que todo o cenário da indústria gospel brasileira está ou provém das trevas; mas afirmarei que em grande parte são obras infrutíferas. À gospelização do evangelho alavancou forma exponencial o número de fiéis no Brasil. Em dez anos o número quadriplicou, e hoje, cerca de 40% da população se declara “Crente”, sim, o “Crente protestante”. Mas como pode? Imaginem se metade deste número (20 milhões) dobrassem seus joelhos e clamassem a misericórdia de Deus, a força e o sustento aos missionários perseguidos, e a verdadeira propagação de seu Santo Evangelho. Imaginem 20 milhões de pessoas a uma só voz pedindo a Deus o auxílio para uma vida santa e de compromisso com o evangelho de Cristo Jesus. “Imaginem todas essas pessoas clamando: Oh, vem Senhor Jesus; sua Noiva o aguarda”. O que estamos fazendo? Estamos moldando nossas vidas de acordo com o mundo; sendo nós cidadãos dos céus. Muitos não percebem a urgência do momento e muito menos os sinais. 200 mil pessoas foram à Marcha para Jesus este ano e qual a mudança? Milhares de convertidos e cadê a luz? Quase metade do país se diz convertido; seriam estes o sal imprestável ou cristãos omissos e insubmissos?

     Como eu já disse no início do artigo muitos consideram estes números uma vitória. Então, estamos ricos, certo? O trabalho de evangelização vai de vento em poupa ok? Vamos ver o que mais a Bíblia tem a dizer:

     Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas. Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.


     Não me atreverei em aprofundar mais o artigo – hoje não, agora não. Espero que este trecho de Apocalipse fale tudo quanto e até mais e de forma melhor do que eu tenho a dizer.

Nenhum comentário: