14 agosto 2014

Música em Pauta - Vim para Adorar-te

     Seguindo a série de análises inaugurada a pouco, a próxima música MPG (música popular gospel) escolhida é "Vim para Adorar-te" difundida aqui no Brasil pelo Diante do Trono e composta por Tim Hughes. Vale lembrar que aqui no Brasil esta música é quase uma unanimidade para todos os 42 milhões de fiéis que vivem neste país. Sinto (e quero acreditar) que a tradução para o português foi um pouquinho mal feita, portanto, não analisarei esta música como obra de Tim Hughes e nem como obra do Diante do Trono (pois não sei se foram eles que fizeram a primeira tradução). Analisarei esta música como obra do povo brasileiro. Segue abaixo a letra desta música:


Luz do mundo vieste a terra
Para que eu pudesse te ver
Tua beleza me leva a adorar-te
Quero contigo viver

Vim para adorar-te
Vim para prostrar-me
Vim para dizer que és meu Deus

És totalmente amável
Totalmente digno
Tão maravilhoso para mim

Eterno rei exaltado nas alturas
Glorioso nos céu
Humilde vieste a terra que criaste
Por amor pobre se fez

Eu nunca saberei o preço
Dos meus pecados la na cruz


    O motivo da escolha é simples: todo mundo canta, inclusive a minha congregação. Sinto admitir que esta música sempre foi uma das minhas favoritas. SÓ QUE NÃO!

    Esta música é exortativa - também popularmente chamada de hino de louvor e/ou adoração. É uma música simples e possui uma letra que agrada a todos os públicos. Seu sucesso é evidente e onde toca é top 20. De teologia e doutrinas "Vim para Adorar-te" é escassa e faz apenas algumas referências concretas ao prólogo do Evangelho de João e suas referências cruzadas. O texto propõe ao cantor uma reverência a Deus pelos seus atributos e por quem ele é e faz uma boa transição de Cristo para Deus feito de forma natural e harmônica, em outras palavras, trata Cristo e Deus como devem ser tratados: João 10:30  Eu e o Pai somos um; particularmente eu gosto destas transições ao estilo "doze por uma dúzia". Ponto positivo. 

    Não há muito o que destacar desta música exceto um único ponto:

Eu nunca saberei o preço
Dos meus pecados la na cruz

    Considero este - aqui preciso gritar: MINHA OPINIÃO - um dos mais absurdos de todas as músicas que já ouvi. A Bíblia mostra tão claramente o preço que foi pago por nós, Hebreus cap. 9 e 10 é um dos maiores tratados bíblicos sobre este assunto e diz enfaticamente que o preço dos pecados foi pago com sangue derramado. Não um sangue qualquer, mas sangue do Unigênito de Deus. Seu corpo foi oferecido como o de um cordeiro, o mais perfeito dos cordeiros. Devemos cuidar antes de cantar tamanha HERESIA. É uma afronta a Deus dizer que não se sabe algo que a Bíblia diz claramente em vário outros lugares.

1 Coríntios 6:20  Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.
Gálatas 3:13  Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),

1 Pedro 1:18-19  sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo.

    Quando estou numa igreja e toca esta música até o final sinto vontade de sair do local, mas sei que muitos cantam inocentemente; os dirigentes porém por negligência. É função de um dirigente escolher muito bem aquilo que toda uma congregação ofertará a Deus como sacrifício de louvor.

    Como por lei não há direitos autorais envolvidos em uma música cantada dentro da congregação sugiro que troquem "Eu nunca saberei o preço" por: "Agora que sei o preço", "Agora sei o preço"ou "Hoje sei o preço" e então volte a cantar o coro: "Vim para adorar-te". Outra situação possível é simplesmente não cantar esta parte.

    "Vim para Adorar-te" é uma música de classe 4 clock's por ser regular e coesa desconsiderando o último refrão. Por causa dele, a música se torna 1 clock - herética.

Vim para Adorar-te é:

1 clock




Não sabe o que é clock? Confira a Tabela internacional de Clock's

12 comentários:

Unknown disse...

Está também tem sido minha opinião com relação a este louvor, faço minhas as suas palavras, louvo a Deus por haver pessoas zelosas que se preocupam em manter sempre em primazia a PALAVRA DE DEUS

Unknown disse...

O problema meu amigo é a falta de conhecimento de figuras de linguagem, e expressões poéticas. Não podemos analisar uma canção de forma literal como se fosse uma dissertação. Claro que sabemos o preço pago pelos nossos pecados, porém não sabemos o valor desse preço. Exemplo.. um pai de família pobre que resolve dar uma bicicleta no valor de rs 500,00 para seu filho paga um preço, agora um pai de família rico que resolve dar o mesmo presente no mesmo valor paga outro preço.
Realmente nunca saberemos o preço que Jesus pagou, pois só estando na mesma condição que poderiamos imaginar.
Não tem como simplificar isso, é muito mais amplo e inicalculavel ou inimaginável esse preço.
Fiquem na paz.

Digovisck Vida Sempre disse...

E por isso amigo que na igreja ocorre tanta heresia.. por ter muitos como vc.
Hino de louvor não é poesia. Sinto pena da sua igreja se vc for ministro de louvor.
Estude salmos e veja se existe algum ponto hereje...
Fato é que que no mundo hoje em dia hino de louvor e adoração se tornou musica gospel e poesia.
É uma vergonha. Que Deus tenha misericórdia de todos nós.

Unknown disse...

Meu amado concordo com sua visão e agradeca o esclarecimeno mas como você mesmo disse muitos estão na inocência e te garanto que Deus perdoa estes tais , prossigamos e unidade buscando o reino e respeitando o livre arbítrio que assim Deus pai o faz ! Deus te abençoe

Unknown disse...

O evangelho não é uma ditadura é um reino!

Reeh Gonçalves disse...

Enquanto se preocupa em questionar um louvor tão expressivo a adoração, é importante lembrarmos que vidas estão perdidas no mundo. Precisamos ter atitudes cristãs e apontar menos o dedo. Eu sou ministro de louvor, e toda vez que coloco, inclusive neste domingo ministraremos em nossa comunidade, o objetivo é entrar na presença do Senhor que reconhecemos que Ele veio ao mundo pra nós salvar, que Ele é o nosso Deus, e o motivo de estamos ali, é para adorar e prostrar diante D'Ele. Vamos nos preocupar em vidas salvas e não deturpar um louvor que tem alcançado vidas e conduzido as pessoas a adoração. Vigiemos antes tiramos as traves de nossos olhos.

Unknown disse...

Realmente não podemos negar que Jesus pagou um preço de sangue para remissão dos nossos pecados e por esse mesmo motivo mesmo que se torna incalculável o preço que ele pagou por nós na cruz.

Unknown disse...

Parrm de perder tempo...significa que nunca alcançaremos tamanha ciência pelo preço pago na cruz.
Nso percam tempo
Pregum o evangelho

Oab disse...

me surpreende tamanha falta capacidade de interpretação, visto que no contexto da música, a frase "eu nunca saberei o preço" quer simplesmente dizer que "como não foi eu que morri na cruz, jamais saberei como é ter este ato de amor, porque jamais serei Deus, e jamais vamos entender tamanho amor, capaz de entregar sua vida e pagar o preço por nossos pecados"
A mania de ser teologicamente correto e ter essa diarreia mental gospel limitada tem cegado os irmãos a compreender o simples.

Unknown disse...

Louvado seja a Deus, alguém com ima visão aberta para o reino espiritual 👏👏👏..... O louvor é bem claro EU, Eu, Eu..... Você morreu no calvário pra saber o preço? Pois é, Jesus que sentiu o preço e aqueles que morrerem sem Cristo saberam tbm, mas profetizamos pela fé que nós seremos rendimidos por este sangue e teremos a vida eterna isso significa que não saberemos o preço ou seja não sentiremos o preço do pecado que é a morte eterna. Amém, paz de Deus

Unknown disse...

"Luz do mundo
Vieste a terra
Pra que eu pudesse te ver
Tua beleza me leva a adorar-te
Quero contigo viver"

E nele não havia beleza alguma .

Isaías 53 :2

Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores,

Claiton Damaceno disse...

Eu concordo com você, saber que foi pago com o sangue não me dá ciência do que Jesus passou para receber sobre si todos os nossos pecados e enfermidades, w ainda mais passar algum tempo desamparado pelo Pai.