02 abril 2014

Trono Branco

Mensagem pregada na noite de sexta feira, 28 de março de 2014

É uma honra estar aqui à frente e vos poder falar.

Preciso esclarecer-vos o tamanho da responsabilidade que tenho em mãos hoje. Antes, é necessário que vós entendais que hoje vos falarei como se este fosse o meu último dia e esta a minha última oportunidade. O que estou prestes a vos falar; envolverá tanto a minha, como a vossa como a vida de todos os homens. É necessário que vós entendais que muitas das coisas das quais estou prestes a dizer são extremamente difíceis de serem ditas e já não há quase ninguém que as dizem. Logo, vos falarei como se este fosse o meu último dia e esta a minha última oportunidade.

Quero que todos reflitam um pouco sobre vossas vidas e tudo quanto fizestes. Analiseis todas as obras de vossas mãos, tudo quanto vós crestes, tudo quanto vós aprendestes, tudo quanto vós ouvistes. Examinai a si mesmos neste momento como um juiz examina um réu. Lembrai, antes, de todos os vossos fatos e de tudo quanto fizestes. Lembrai-vos do que fizestes lá trás, do que fizestes ontem e do que fizestes hoje; lembrai-vos de tudo. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más[1]. Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus[2]. Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus[3]. Eis que vem o Dia do SENHOR, dia cruel, com ira e ardente furor, para converter a terra em assolação e dela destruir os pecadores[4].

Eis o que acontecerá naquele dia:
Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, O Livro da Vida, foi aberto. E os motos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo[5].
Naquele dia, dia que está próximo e virá como um ladrão de noite, todos os homens serão julgados conforme suas obras. O diabo já fora lançado para dentro do lago de fogo e enxofre onde também já se encontram a besta e o falso profeta; e estes serão atormentados de dia e de noite pelos séculos dos séculos, para todo o sempre e eternamente. Agora, Deus se assenta no seu santo trono, trono que erigiu para julgar – justiça e direito são o fundamento do trono – e nesta hora os céus se estremecerão; e a terra será sacudida do seu lugar, por causa da ira do SENHOR dos Exércitos; por causa do dia do seu ardente furor dia em que Ele, o Juiz destruirá todos os pecadores. Livros serão abertos, ainda outro livro, o Livro da Vida também será aberto e então todos os homens serão julgados segundo as suas obras, conforme o que se acha escrito nestes livros. Contudo; se alguém não for achado inscrito no Livro da Vida, esse será lançado para dentro do lago de fogo e perecerá sofrendo eterno tormento.

Irmãos, naquele dia, cada um de nós dará contas de si mesmos a Deus. Não há como escapar, não há para onde fugir. O Justo Juiz julgará todos os homens por suas obras e os condenará por causa de seus pecados. Está escrito que: Aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo[6]. E isto vai acontecer porque também está escrito que: passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão[7].

 Vós estais preparados para este dia vindouro? Vossos nomes se encontram no Livro da Vida? Segundo a vossa dureza e coração rebelde acumulas contra vós mesmos ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento[8]: ira e condenação recairão sobre os egoístas e sobre todos os que praticam o mal; angústia virá sobre a alma de qualquer homem que faz o mal[9]. Portanto, onde está escrito o vosso nome, no Livro da Vida? Se vós não sabeis responder esta questão é porque provavelmente vós ainda estais debaixo da Ira de Deus.

Ora, todos pecaram e carecem da glória de Deus[10]; e se todos pecaram todos estão mortos em seus delitos e pecados, pois hão de ser julgados e condenados no Dia do Senhor. Não ignoreis o fato de que não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer[11]. O Dia do Senhor será o dia em que todos os pecadores serão destruídos e banidos para sempre da face do Senhor Deus e queimarão no lago de fogo e enxofre porque o salário do pecado é a morte[12]; separação eterna de Deus.

Então, se abriram livros. Ainda outro livro, O Livro da Vida, foi aberto. E os motos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo. Como vós sabeis que não sereis condenados? Como vós sabeis que estais com vossos nomes escritos no Livro da Vida? Ninguém aqui neste recinto, nem mesmo eu, merece o nome inscrito naquele livro. Todos pecaram, todos se extraviaram, todos à uma se fizeram inúteis, não há justo, nem um sequer, não há quem faça o bem, não há nem um sequer. Eu pequei, vós pecastes – todos pecaram e vão morrer. Deus, o Justo Juiz, é quem irá julgar cada um conforme suas obras.

A maldade do homem se multiplicou na terra e é continuamente mau todo o designo do seu coração[13]. Todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo de imundícia[14]; portanto, todos os mortos, os grandes e pequenos, serão postos em pé diante do trono, então se abrirá os livros – e ainda outro, o Livro da Vida será aberto e todos serão julgados segundo as suas obras, conforme o que se achar escrito nos livros. Quem não for achado inscrito no Livro da Vida, esse será lançado no lago de fogo. Onde está inscrito vosso nome? Vós não sabeis nada do que tudo isto significa, vós não sabeis nada sobre o que é pecar contra um Deus Santo, Santo, Santo. Vós não sabeis nada sobre o quanto Deus está irado com vós e vai julgar cada um que está aqui. A justiça do Senhor dos Exércitos, o Deus Altíssimo, precisa ser satisfeita e vós jamais podereis pagar o preço porquanto a sentença já está promulgada – e a condenação é o lago de fogo e enxofre. {ilustração da criação}

Assim diz o SENHOR Deus: Mal após mal, eis que vêm. Haverá fim, vem o fim, despertou-se contra ti; vem a tua sentença, ó habitante da terra. Vem o tempo; é chegado o dia da turbação, e não da alegria, sobre os montes. Agora, em breve, derramarei o meu furor sobre ti, cumprirei a minha ira contra ti, julgar-te-ei segundo os teus caminhos e porei sobre ti todas as tuas abominações. Os meus olhos não te pouparão, nem terei piedade; segundo os teus caminhos, assim te castigarei, e as tuas abominações estarão no meio de ti. Sabereis que eu, o SENHOR, é que firo[15].

Desaventurado homem que somos! Quem nos livrará do corpo desta morte[16]? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor[17]. Pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus[18]. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna[19]. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus[20]. Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras[21]. Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus[22].

É isto que Jesus Cristo é para nós, o nosso Senhor e Salvador, o nosso remidor e purificador, o nosso Deus. Ele foi quem pagou o preço e satisfez a justiça de Deus porque Jesus Cristo foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação[23]. Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo[24]; Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira[25]. É isto que Jesus Cristo é para nós, o Autor e Consumador da nossa fé.

Por meio dele, teremos nossos nomes inscritos no Livro da Vida, Ele é quem fará isso, pois prometeu: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida[26]. Só há salvação, só há remissão de pecados, só há justificação, só há redenção, só há vida eterna por meio de Jesus Cristo; é preciso crer, mediante a fé, em sua obra remidora, perfeita e consumadora na Cruz do Calvário. É preciso conhecer a o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem ele enviou e todos quantos o receber serão feito filhos de Deus porquanto creem em seu nome. O vencedor será vestido de vestiduras brancas, e não será apagado o seu nome do Livro da Vida[27].

O que eu preciso fazer para ser salvo? Crê no Senhor Jesus e serás salvo.

Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor, e em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido[28]. Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo[29]. Jamais vos esqueçais que Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores[30].




[1] Eclesiastes 11.9
[2] Romanos 14.12
[3] Romanos 2.5
[4] Isaías 13.9
[5] Apocalipse 20.10-15
[6] Hebreus 9.27
[7] Marcos 13.31
[8] Romanos 2.6
[9] Romanos 2.9
[10] Romanos 3.23
[11] Romanos 3.10-12
[12] Romanos 6.23a
[13] Genesis 6.5
[14] Isaías 64.6a
[15] Ezequiel 7.5-9
[16] Romanos 7.24
[17] Romanos 7.25b
[18] Romanos 8.1
[19] João 3.16
[20] João 3.18
[21] Tito 2.11-14
[22] João 3.36
[23] Romanos 4.25
[24] Romanos 5.1
[25]  Romanos 5.9
[26] João 5.24
[27] Apocalipse 3.5
[28] Romanos 10.9-11
[29] Romanos 10.13
[30] Romanos 5.8

Nenhum comentário: