22 fevereiro 2014

Credenciais/Incumbência - Mensagem aos Jovens IBBV_Folha do Pregador

Credenciais

1 ¶ Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos
I.               Vejam o modo como o apóstolo Paulo soprado pelo Espírito Santo se identificou. Ele recebeu diretamente de Deus sua tarefa e ofício.
A.             Esta era uma característica de Paulo, se negar e se rebaixar até o mais baixo de todos os homens para que assim Cristo Jesus fosse visto pelo seu testemunho e não o homem Paulo.
B.             Esta foi uma afirmação irrebatível. Paulo não devia seu apostolado a homem algum.
II.             Pessoas que se identificam como vindo da parte de homens fazem isto para ganharam certa autoridade “carnal”, para terem o respeito de outros homens tão miseráveis e pecadores como qualquer outro. Os que fazem assim, fazem porque ainda não entenderam o que é ser chamado e separado a fim de que anunciem as boas-novas que é o evangelho de Deus.

[Leitura Gl 1.1]
III.          Não pertencemos mais a ninguém e nem a este mundo. Fomos chamados por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos. Pertencemos ao Deus que tem poder para ressuscitar
A.             Pertencemos ao Deus que tem poder para ressuscitar e que pode nos justificar pelo sangue do único que pode fazer o perfeito sacrifício para a redenção de todos os homens;
B.             Este chamado tem que haver retorno, pois há uma ação e reação aqui, quem chama, chama para algum serviço, e quem é chamado deve assumir e cumprir este serviço.
C.             Se, somos chamados por Deus, devemos nos apresentar como quem foi chamado por Deus e devemos ter grande ânimo, pois, este é um grande privilégio; Deus nos chamou. Logo, devemos nos revestir desta responsabilidade.
[Leitura 2Co 5.18-21]
IV.           2Co 5.18-21. Somos enviados por Cristo Jesus, pela Graça de Deus que nos permite ser seus embaixadores para anunciar o evangelho a toda criatura. Deus nos deu o ministério da reconciliação; portanto devemos sempre nos identificar como mensageiros de Deus como quem leva a palavra da reconciliação a toda e qualquer pessoa; somos embaixadores em nome de Cristo.
A.             Nós já morremos para o mundo, agora somos todos peregrinos esperando a volta do nosso Senhor. Enquanto ele não vem, foi delegado a nós o ministério da reconciliação; então devemos nos revestir assim e sermos proclamadores do evangelho.


Incumbência

3  graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do nosso Senhor Jesus Cristo, 4  o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,
I.               O motivo de Gálatas
A.             Havia uma controvérsia judaizante naquela região que estavam pregando como evangelho que para a salvação era necessária à observância da lei mosaica.
1.              O que eles alegavam:
a)              Paulo não era apóstolo
b)              Caso alguém não obedecesse a lei de Moisés não poderia ser salvo. Portanto, a salvação dependia da observância da lei.
B.             Paulo escreveu esta carta aos da Galácia para repreendê-los, corrigi-los e educá-los acerca do evangelho que é um só.
[Leitura Gl 1.6-9]               
[Leitura Gl 1.4]
II.             Este é o evangelho, é nisto que devemos crer e proclamar a toda e qualquer criatura: “A nossa mensagem é esta: Deus não leva em conta os pecados dos seres humanos e, por meio de Cristo, ele está fazendo com que eles sejam seus amigos. E Deus nos mandou entregar a mensagem que fala da maneira como ele faz com que eles se tornem seus amigos”.
A.             É esta verdade a qual devemos estar cheios para que se cumpra o que está escrito: “e conhecereis a verdade e ela vos libertará” e saber desta verdade nos torna embaixadores de Deus e ministros da mensagem da reconciliação.
B.             Precisamos ler de novo, e de novo e de novo até que decoremos e que isto queime em nossos corações: nosso Senhor Jesus Cristo o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, nosso Senhor Jesus Cristo o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai.
C.             Quando esta verdade fizer parte de nossas vidas e quando nós literalmente “respirarmos” o que está escrito aqui, nós verdadeiramente seremos embaixadores de Cristo, e ministros da reconciliação, homens fiéis e testemunhas fiéis do que Cristo fez para nos livrar deste mundo perverso, entregando a si mesmo pelos nossos pecados para que fossemos aceitos por Deus, pois esta era a vontade do Pai.
III.          O verdadeiro evangelismo não é só de palavras ou decorações, mas, principalmente, é uma questão de testemunho.
A.             Sua vida, suas ações, pensamentos, palavras e decisões testemunham de Cristo quando você verdadeiramente entende o evangelho.
1.              Cuidado irmãos, os gálatas estavam aceitando falsos mestres e falsos ensinos; eles ficaram confusos e se afastaram da verdade e da caminhada Cristã (Gl 5.1). Foi exatamente isto o que aconteceu: os gálatas conheceram o evangelho e deram espaço a outros ensinos pervertidos o que fez deles mais uma vez escravos de leis e regras de homens que no fim são caminhos de morte. Por isso examinem a si mesmos, até que ponto você sabe sobre o verdadeiro e único evangelho? Até que ponto você está deixando outros ensinos atrapalhar a sua caminhada Cristã? Um pouco de fermento leveda toda massa. Por isso há entre nós fracos, doentes e não poucos os que dormem (1Co 11.30).
B.             Mesmo salvos por Cristo temos a escolha de sermos o servo bom e fiel ou o servo que sairá envergonhado diante a prestação de contas no Tribunal de Cristo.
IV.           Como você tem se identificado? Quais são as suas credenciais? Você se identifica como enviado por homens ou chamado por Jesus Cristo e por Deus Pai? Você tem aceitado ouvir os que pervertem o evangelho? O que você tem testemunhado?
A.             Nosso Senhor Jesus Cristo entregou-se a si mesmo pelos nossos pecados, para nos livrar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai.
1.              Que esta seja a resposta de todos, e que entendamos que somos embaixadores de Cristo. Deus nos fez ministros do evangelho para que o todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna, esta é a reconciliação de Deus com os homens, Seu Filho Cristo Jesus. Amém!

Nenhum comentário: