22 fevereiro 2014

Credenciais/Incumbência - Mensagem aos Jovens da Igreja Bíblica do Boa Vista - 22/02/2014

Mensagem aos Jovens da IBBV

Credenciais/Incumbência

Credenciais

Nós, miseráveis homens. Vivemos uma vida inteira (cerca de 80 anos) para que conquistemos coisas materiais e reconhecimento neste perverso mundo.

Como você chegou aqui esta noite? Preocupado com o seu emprego, a sua escola, a sua faculdade, o seu lar? Você está preocupado em ser aceito por um determinado grupo social? Quantas vezes você já enganou aos outros e a si mesmo para ser aceito e bem recebido? De que vale ganhar o mundo inteiro e perder sua alma? Um dia, nós cristãos, prestaremos contas a Deus no Tribunal de Cristo pelo quanto fielmente servimos a Ele obedecemos à Grande Comissão (Mateus 28:18-20). Paulo é um dos melhores exemplos de desprendimento material e transformação da mente. Cristo o transformou de ferrenho perseguidor ao maior proclamador do evangelho aos gentios.

{Oração}
Leiamos Gálatas 1.1-5.

    1 ¶ Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos, 2  e todos os irmãos meus companheiros, às igrejas da Galácia, 3  graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do nosso Senhor Jesus Cristo, 4  o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, 5  a quem seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Como você tem se identificado? Como você é reconhecido Quando é posto em cheque a sua pessoa qual é a tua atitude? Já vi pessoas com extremo orgulho ao se apresentarem como representantes ou parte de determinado “grupo” a ponto de dizer: fui enviado por eles e sou deles. Cuidado irmãos. Vejam o modo como o apóstolo Paulo soprado pelo Espírito Santo se identificou aos gálatas que já o conheciam e sabiam sobre a sua pessoa: “Não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Cristo Jesus e por Deus Pai.” (VS.1). Paulo, dentre os judeus é quem deveria ter o maior orgulho de suas credenciais carnais (Fp 3.5-8), entretanto ele considerou tudo isto perda por causa de Cristo; um sublime conhecimento e um amor que o fez considerar todas as coisas como refugo para ganhar a Cristo. Esta era uma característica de Paulo, se negar e se rebaixar até o mais baixo de todos os homens para que assim Cristo Jesus fosse visto pelo seu testemunho e não o homem Paulo. Ao fazer assim, Paulo ganhava toda a autoridade que lhe era devida como um legítimo apóstolo, pois algumas pessoas afirmavam que Paulo não era na apóstolo verdadeiro pois não fazia parte dos Doze e que, por conseguinte, não tinha nenhuma autoridade. A resposta de Paulo não foi um argumento. Foi uma afirmação irrebatível. Não devia seu apostolado a homem algum, mas sim ao dia em que, de caminho a Damasco, encontrou-se face a face com Jesus Cristo. Paulo recebeu diretamente de Deus sua tarefa e ofício.

Naquela época as pessoas tinham orgulho de se apresentarem em nome de alguém ou de alguma coisa. E hoje não é diferente. Quantos já não ouviram: eu sou do grupo tal, da equipe tal, do conjunto tal... Pessoas fazem isto para ganharem uma autoridade carnal, para terem o respeito de homens tão miseráveis e pecadores como qualquer outro. Fazem isto porque ainda não entenderam o que é ser chamado e separado a fim de que anunciem as boas-novas que é o evangelho de Deus.

Leiamos Gálatas 1.1

Considerando todas estas coisas a pergunta que fica é: Quem nos enviou? A quem pertencemos? Como nos apresentaremos? Fomos chamados por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos. Pertencemos ao Deus que tem poder para ressuscitar e que pode nos justificar pelo sangue do único que pode fazer o perfeito sacrifício para a redenção de todos os homens; e neste chamado tem que haver retorno, pois há uma ação e reação aqui, quem chama, chama para algum serviço, e quem é chamado deve assumir e cumprir este serviço. Se, somos chamados por Deus, devemos nos apresentar como quem foi chamado por Deus e devemos ter grande ânimo, pois, este é um grande privilégio; Deus nos chamou. Logo, devemos nos revestir desta responsabilidade. Para que se entenda melhor, leiamos 2Co 5.18-21; somos enviados por Cristo Jesus, pela Graça de Deus que nos permite ser seus embaixadores para anunciar o evangelho a toda criatura. Deus nos deu o ministério da reconciliação; portanto devemos sempre nos identificar como mensageiros de Deus como quem leva a palavra da reconciliação a toda e qualquer pessoa; somos embaixadores em nome de Cristo. Portanto meus queridos irmãos, ainda que você tenha qualquer título dado por homens, não é assim que você deve se identificar; você já morreu para mundo, agora somos todos peregrinos esperando a volta do nosso Senhor e enquanto ele não vem foi delegado a nós o ministério da reconciliação; então revista-se assim e seja um proclamador do evangelho.

[leitura Gálatas 1.3-4]

Tratado sobre a quem pertencemos e quem nos enviou, preciso esclarecer a vocês algumas coisas do contexto desta epístola. Havia uma controvérsia judaizante naquela região que estavam pregando como evangelho que para a salvação era necessária à observância da lei mosaica. Eles alegavam que a circuncisão era necessária aos gentios assim como toda a obediência às leis exatamente como os judeus faziam. Caso alguém não obedecesse a lei de Moisés não poderia ser salvo. Portanto, a salvação dependia da observância da lei. Paulo escreveu esta carta aos da Galácia para repreendê-los, corrigi-los e educá-los acerca do evangelho que é só um; leiamos Gálatas 1.6-9 para que entendamos melhor o que se passava naqueles dias.

Irmãos, leiamos novamente Gálatas 1.4 para darmos continuidade.


Incumbência

Este é o evangelho, é nisto que devemos crer e proclamar a toda e qualquer criatura: “A nossa mensagem é esta: Deus não leva em conta os pecados dos seres humanos e, por meio de Cristo, ele está fazendo com que eles sejam seus amigos. E Deus nos mandou entregar a mensagem que fala da maneira como ele faz com que eles se tornem seus amigos”. É esta verdade a qual devemos estar cheios para que se cumpra o que está escrito: “e conhecereis a verdade e ela vos libertará” e saber desta verdade nos torna embaixadores de Deus e ministros da mensagem da reconciliação. Precisamos ler de novo, e de novo e de novo até que decoremos e que isto queime em nossos corações: nosso Senhor Jesus Cristo o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, nosso Senhor Jesus Cristo o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai.

É muito difícil, eu sei... A Bíblia em nenhum momento nos ensina a irresponsabilidade de largar tudo: emprego, casa, escola... e ficar esperando alguma coisa como preguiçosos. Também não estou fazendo apologia a sair que nem loucos e aos berros para um evangelismo (o que também seria válido). Irmãos entendam isto: nosso Senhor Jesus Cristo o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai. Quando esta verdade fizer parte de sua vida e quando você literalmente “respirar” o que está escrito aqui, você verdadeiramente será embaixador de Cristo, ministro da reconciliação, homem fiel e testemunha fiel do que Cristo fez para nos livrar deste mundo perverso, entregando a si mesmo pelos nossos pecados para que fossemos aceitos por Deus, pois esta era a vontade do Pai.

O verdadeiro evangelismo não é só de palavras ou decorações, mas, principalmente, é uma questão de testemunho; suas ações testemunham, seus pensamentos testemunham, suas palavras e decisões testemunham.  Sua vida testemunha de Cristo quando você verdadeiramente entende o evangelho. Cuidado irmãos porque como os gálatas estavam aceitando falsos mestres e falsos ensinos eles ficaram confusos e se afastaram da verdade e da caminhada Cristã. Em Gálatas 5.1 vemos uma advertência de Paulo aos gálatas exortando-os a não se submeterem novamente a jugos de escravidão. Mas o que aconteceu foi exatamente o contrário: os gálatas conheceram o evangelho e deram espaço a outros ensinos pervertidos o que fez deles mais uma vez escravos de leis e regras de homens que no fim são caminhos de morte. Por isso examinem a si mesmos, até que ponto você sabe sobre o verdadeiro e único evangelho? Até que ponto você está deixando ensinos pervertidos atrapalharem a sua caminhada Cristã? Um pouco de fermento leveda toda massa (Gl 5.9). Por isso há entre nós fracos, doentes e não poucos os que dormem (1Co 11.30). Mesmo salvos por Cristo você tem a escolha de ser o servo bom e fiel ou o servo que sairá envergonhado diante a prestação de contas no Tribunal de Cristo.


Como você tem se identificado? Quais são as suas credenciais? Você se identifica como enviado por homens ou chamado por Jesus Cristo e por Deus Pai? Você tem aceitado ouvir os que pervertem o evangelho? O que você tem testemunhado? Nosso Senhor Jesus Cristo entregou-se a si mesmo pelos nossos pecados, para nos livrar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai. Que esta seja a resposta de todos, e que entendamos que somos embaixadores de Cristo. Deus nos fez ministros do evangelho para que o todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna, esta é a reconciliação de Deus com os homens, Seu Filho Cristo Jesus. Amém!'
{Oração}

Nenhum comentário: